Script de vendas WhatsApp

Como elaborar um script de vendas para seus atendimentos via WhatsApp?

Cada tipo de atendimento possui suas particularidades e com os atendimentos realizados via WhatsApp não é diferente.

O aplicativo de mensagens instantâneas é conhecido por ser prático e acessível, e por possibilitar que empresas possam oferecer atendimentos ágeis e humanizados.

Mas, para que o atendimento seja realizado da melhor forma possível, é necessário possuir um bom script de vendas para seus atendimentos via WhatsApp.

Neste artigo, vamos te explicar melhor o que é um script de vendas e o passo a passo para elaborar seu próprio script. Confira!

O que é um script de vendas?

Em meio a tantos atendimentos realizados, existem momentos em que pode ser um pouco difícil lembrar exatamente o que deve ser dito para cada cliente atendido.

É nesse momento que um script de vendas se faz necessário.

O script de vendas é um documento que funciona como uma espécie de roteiro para os atendentes e que possui todas as informações necessárias para realizar atendimentos satisfatórios e para garantir que o fechamento da venda seja realizado.

Vale ressaltar que, por mais que o script de vendas funcione como um guia para a realização dos atendimentos, ele não precisa ser seguido ao pé da letra.

Afinal, cada cliente é único e, para garantir um atendimento humanizado, é importante adotar medidas personalizadas para cada cliente atendido.

Passo a passo para elaborar um script de vendas para WhatsApp

Para criar um script de vendas para seus atendimentos via WhatsApp que realmente funcione, é preciso seguir alguns passos na hora de criá-lo. Confira 5 passos para elaborar seu script:

1. Conheça seu público

Entender quem é o seu público é essencial para construir um script de vendas que realmente traga resultados para sua empresa.

Vamos supor que sua clientela seja formada por pessoas mais velhas e de classe social mais elevada.

Nesses casos, pode ser que um script cheio de abreviações e de emojis dificulte a comunicação e dificulte o progresso do atendimento e da venda.

Conhecer seus clientes vai ajudar você a elaborar um script que realmente funcione e que, além de garantir atendimento de qualidade, aumente o número de vendas de seu negócio.

2. Defina seus objetivos

Como o próprio nome indica, o principal objetivo do script de vendas é garantir o fechamento de vendas para sua empresa.

Porém, não são raros os casos em que, ao elaborar um script, o que é realmente importante para a realização da venda seja deixado de lado.

Sabemos que o objetivo que rege o script é concluir a venda, mas para isso, é preciso que o cliente tome uma atitude, como por exemplo se inscrever em uma página ou realizar um teste grátis.

Por isso, é muito importante que os objetivos sejam bem definidos e expressos de forma clara em seu script de vendas.

3. Determine as etapas do processo de vendas

Para que seu script de vendas funcione, é preciso que todas as etapas de seu funil de vendas estejam bem definidas e estruturadas.

Dependendo de como seu processo de vendas é estruturado, as etapas podem divergir do que é apresentado neste artigo, mas, no geral, é importante que seu script de vendas esteja organizado de acordo com as seguintes etapas:

Saudação: No primeiro contato com o cliente, é importante ser cordial ao se apresentar e fazer perguntas com o intuito de conhecê-lo melhor.

Entendimento das necessidades do cliente: Nesta etapa, é necessário fazer as perguntas certas e incentivar o cliente a expor suas necessidades.

Oferta: Depois de entender as necessidades do cliente, é hora de ofertar a solução oferecida por sua empresa, sempre exaltando seus benefícios e diferenciais.

Fechamento da venda: Neste momento, é importante que você oriente o cliente sobre os detalhes finais para realizar a venda e que se coloque à disposição para auxiliá-lo no que for necessário.

4. Crie e revise seu script

Depois de alinhar todos os dados necessários para a elaboração de seu script, é hora de colocar a mão na massa e criar a primeira versão do documento. 

Lembre-se de criar um script para cada etapa de seu processo de vendas e de deixar todas as informações claras e de acordo com o perfil de seu público.

Também é importante revisar o conteúdo de seu script, realizando os reajustes e as melhorias necessárias para garantir melhores atendimentos a maiores índices de vendas.

5. Treine seus atendentes

O objetivo de elaborar um script de vendas não é fazer com que seus atendentes decorem, palavra por palavra, o que deve ser dito durante os atendimentos, mas sim garantir que eles saibam como agir para conduzir o cliente ao fechamento da venda.

Por isso, é importante que sua equipe seja treinada para que possam oferecer atendimento ágil e humanizado e, consequentemente, aumentar as vendas de sua empresa.

Conclusão

Possuir um script de vendas para atendimentos via WhatsApp é fundamental para garantir que seus clientes sejam atendidos de forma ágil e humanizada e que sejam conduzidos a realizar uma compra em sua empresa.

Para criar um script de sucesso e garantir mais vendas para sua empresa, siga o passo a passo descrito neste artigo.

Outra forma de garantir mais vendas e mais qualidade nos atendimentos via WhatsApp de sua empresa é adotando um CRM para gerenciar seus atendimentos.

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